quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Café de Lama

Um conto nordestino baseado em fatos reais

É final de ano na segunda metade dos anos oitenta. Faz tempo que não chove e o calor está cada vez mais causticante. Estamos em Poço Redondo, Sergipe, num lugar chamado Barra da Onça.
A vegetação magra e contorcida sentindo a dor da longa estiagem, deixa cair grande parte de suas folhas como que se despindo para suportar a quentura. O mandacaru perde sua turgidez e seus espinhos são como verdadeiras armas prontas para defendê-lo, embora a agressão maior venha do próprio solo e do próprio ar, cada vez mais quentes e mais secos. O clima, nessa região, não fosse o machado e a foice nas mãos do homem, seria o maior inimigo da flora sertaneja.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pensamento



O ontem já se foi; o amanhã, planejarás; mas hoje, semeia o bem por onde passares.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

No Teatro da Vida


Este País, este Estado e suas Instituições são um verdadeiro teatro. Todos posam de honestos, de sérios, de arautos da justiça, de defensores e protetores dos fracos e oprimidos, mas sempre usam e abusam de meios lícitos e éticos ou não para usufruírem vantagens, quer diretas quer indiretas, quer materiais e financeiras, quer meramente de posição, orgulho e satisfação pessoal.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Uma gota de cultura - Camões


Luís Vaz de Camões, poeta português, é autor de Os Lusíadas, um grande poema épico (tem mais de mil estrofes), em que mistura relatos de navegantes, como Vasco da Gama, a episódios recheados de aventuras misteriosas.

Ninguém sabe precisar o ano nem a cidade em que nasceu Camões. Há relatos que deve ter nascido em 1524 ou 1525. É certo que, em 1542, ele morava em Lisboa e freqüentava palácios, sendo muito bem aceito pela Corte.
Além de grande poeta, foi também um grande guerreiro. Perdeu um dos olhos, o direito, lutando no norte da África.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PRO(grama)PAGANDA DE TV

As Empresas querem vender para ganhar dinheiro e para isso precisam divulgar seus produtos. Os meios de comunicação são os canais competentes e ideais para tal.
A televisão precisa sobreviver e esse é o seu meio de sobrevivência. Todos os programas têm propagandas embutidas realizadas pelos seus apresentadores que quando acabam de fazer o comercial dizem: "agora vamos para os nossos comerciais e voltamos já já, não saia daí".

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Brasil tem coisa boa

No último final de semana, 23 e 24 de outubro,  foi realizada, através do SBT, mais uma edição do TELETON.
O Brasil todo contribuiu. O povo e as grandes Empresas marcaram presença e atingiram a meta. Embora a contribuição popular seja, aparentemente, menor, a participação financeira empresarial, em última análise, também vem do povo, mas só empresas sérias e comprometidas têm atitudes dignas como essa.
É um belo trabalho realizado pela AACD. Pena que só temos uma unidade dessa Instituição no Nordeste, que está em Recife. Mas isso não importa nem diminui o mérito do trabalho. Vamos reivindicar, através de nossas lideranças empresariais e políticas, para que no futuro tenhamos mais unidades dessa Associação em nossa Região tão carente. Parabéns à AACD, ao SBT e a todas as pessoas (físicas e jurídicas) que contribuiram.
Conheça a AACD

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Onde andam nossos heróis???

Faz tempo que não se ouve mais falar em heróis ou mártires. Só nos livros de história (e velhos) encontramos figuras que dedicaram suas vidas a uma causa, a um povo, à pátria.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Padre também precisa de reza


O Papa Bento XVI proclamou que de junho deste ano até junho do próximo será o ano sacerdotal.
Os padres do mundo inteiro estarão dedicados e voltados para diversas formas de aprofundamento espiritual e religioso, para a mais profunda análise e consciência de seu papel pastoral e para a melhoria de suas condições como pastores em suas comunidades. O mais importante de tudo, porém, nos exorta o Papa, são as orações de todos os fiéis católicos (ou cristãos de outras denominações), como intercessão pela santificação de todos os sacerdotes, para que consigam vencer as tentações e dificuldades inerentes à vida humana.
O Padre São João Maria Vianney, conhecido como o "Santo Cura d'Ars", quando se comemora o 150º ano da sua morte, será declarado pelo sumo Pontífice como o Patrono de todos os padres do mundo inteiro. Esse padre, Pároco de uma pequena cidade francesa, ficou celebre pela sua simplicidade, humildade, grande capacidade de ensinar o evangelho de Jesus Cristo e, principalmente, como confessor, ouvindo, compreendendo e aconselhando os seus fiéis. Quando sua fama se espalhou, vinham peregrinos de toda a França que o obrigavam a ficar até 16 horas por dia no confessionário. Ele é exemplo e modelo para todos os Presbíteros. Ele dizia: «Não é o pecador que regressa a Deus para Lhe pedir perdão, mas é o próprio Deus que corre atrás do pecador e o faz voltar para Ele».«Este bom Salvador é tão cheio de amor que nos procura por todo o lado».
Rezemos pelos padres.
Saiba mais sobre este e outros assuntos congêneres.

domingo, 23 de agosto de 2009

Jornalista. Ser ou não ser?

Gostaria muito de escrever em um jornal, um semanário ou um diário, mas só nos finais de semana quando as pessoas têm mais tempo para ler e lêem até as bobagens escritas por amadores e, assim, divulgar minhas idéias, propagar as opiniões que tenho sobre determinados assuntos. Nunca ousei. Sempre achei muito difícil pois não sou jornalista nem conheço a “galera” da imprensa que pudesse me dar aquela mãozinha.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Espécies em Extinção

Ter muitos filhos era encarado como dádiva divina. Mas como tudo passa, tudo muda, muitos conceitos referentes a essa matéria foram mudando. O trabalho de dona de casa e de mãe começou a ser colocado em segundo plano